Pergunta: Sendo um shaman restoration, vale a pena usar Healing Rain em uma raid 25 man?

Sempre que o cooldown resetar.  Ou seja, Healing Rain deve ser usado SEMPRE em raid 25man. Use no máximo de pessoas possível, mas sem se esquecer do chain heal.

Boa sorte :)

Pergunta: Criei um guerreiro e gostei muito de jogar com ele, mas meus amigos e pessoas da guild que jogam há mais tempo disseram pra eu criar um caçador ou um ladino, porque eles tem ataque melhor. Guerreiro é mesmo tão ruim?

Um erro muito comum que os players mais novos de WoW cometem é achar que ataque é tudo. O jogo proporciona, através das spells, diversas maneiras de se passar por cada situação. Ou seja, cada classe irá reagir de forma diferente diante do perigo. As pessoas esquecem também que o jogo sofre constantes  atualizações. Logo, a classe que tem ataque alto hoje, pode não ter amanhã. Vejo uma quantidade imensa de caçadores nos servidores brasileiros. O que muitos não sabem é que essa é uma das classes mais difíceis de se jogar. Especialmente no pvp.
Continue com seu guerreiro e lhe garanto que não vai se arrepender. Não desista dele só porque não está conseguindo completar uma quest ou matar certa classe no pvp. É tudo questão de tempo e de treino. O que vai determinar se você é bom não é sua classe, mas sim suas habilidades e conhecimentos sobre a mesma.

Boa sorte com seu guerreiro!

Pergunta: Porque eu não consigo fazer as quests de netherwing drake ?

Olá!

Acredito que você esteja querendo dizer que não consegue começar a sequencia de quests que deve-se fazer para adquirir um Netherwing Drake. Para começa-las você precisa:

  • Ser no minimo lvl 70
  • Ter reputação Neutral ou melhor com "The Scryers"(editarei com o nome em português logo)
  • Ter a Rinding Skill apropriada
Boa sorte com as quests!

Pergunta: Qual a melhor classe para ser heal?


Não existe "A melhor classe". Todas são boas e cada uma via lhe proporcionar uma jogabilidade diferente. Se o player for bom, seu healer será bom.. Falarei um pouco sobre cada spec healer e espero que isso lhe ajude a escolher sua classe!

Hoje, toda healer spec tem pelo menos uma spell que gasta pouca mana, uma que cura muito, e uma que é muito rapida(se não instant cast). Os healers são:

Priest/Sacerdote:

Existem dois tipo de priest healer.
O priest Discipline/Disciplina é focado em heals rápidos e em escudos. Ele é mais voltado para single heal. Ou seja, curar uma pessoa por vez. isso inclui a si mesmo. Por conta disso, é ótimo em pvp. Tanto bg quanto arena(nessa já é um pouco mais difícil pois você deve proteger também outros membros). Mas também é muito bom em pve. Se o player for bom, consegue ser main healer(healer principal), caso contrario, pode ser um bom secundary healer(healer secundario - que dá suporte ao principal.) Há também um estilo alternativo de heal para o disc, incluído na expansão do cataclysm, o Atonement priest é focado em dano, pois  todo hit dado por ele, seus partners são curados(cura igual a 100% do dano), e  o próprio priest.(nesse caso, a cura é igual a 50% do dano).
O priest Holy/Sagrado veio com uma dinâmica totalmente diferente no cataclysm. Devido aos talents, seus spells são mais poderosos do que os de disc, porém, são mais lentos, pois todas devem ser castadas(carregadas antes de usar). Ele pode usar shields, porém, não foca neles, como o disc. Seu foco é heal e dano. Sim. Alguns de seus talents são para melhorar o dano, ou diminuir o cast time das spells de ataque. Além disso, ele tem Holy Word: Chastise, que, ao acertar o inimigo, o desorienta por 3 segundos,impedindo-o de atacar, mover-se ou de usar spells. Esse spell é transformado, usando chakra, em outro 2 spells de cura. Em resumo, ele é melhor para curar grupos grandes.
O priest necessita de um controle de mana muito grande. Healer sem mana é inútil. Portanto, controle seu gasto.

Holy Paladin/Paladino Sagrado:

Duas das vantagens obvias do pala são: poder usar plate(placas), o que garante uma melhor defesa, e poder usar auras, que ajudam o jogador, de acordo com a ocasião, e de maneiras diferentes. O healer é focado em single target heal. Porém, com talents, ele ganha Beacon of Light, que faz com que toda vez que o pala cure alguém, a pessoa que recebeu o beacon of light também seja curada por uma porcentagem do heal dado. Suas auras e seals dão ao paladin uma versatilidade unica. Fazendo com que ele possa se adequar à ocasião.
Holy Paladins também devem ter um cuidado especial com a mana.

Restoration Druid/Druida Restauração:

O Restoration druid sai um pouco dessa linha de heal. Pois seu foco está nos HoT(heals over time - cura com o tempo). Estar focado em HoTs não significa que o resto druid não tenha direct heals. Além de ter um buff único, e um dos melhores do jogo, senão o melhor(juntamente com o de paladino), ele ainda pode se transformar. Essas transformações lhe garantem diferentes bonus: em travel form, pro exemplo, ele ganha mais velocidade. alem disso, todas as transformações previnirem o druid de sofrer polymorph E sua transformação mais especial é a transformação em Arvore da Vida/Tree of Life, que melhora seus spells, aumenta o poder de seus heals e aumenta sua armor em 120%  durante 25seg. Seu heal em area é tão efetivo quanto seu single target heal.
Druids conseguem recuperar mana usando Innervate, então sua preocupação com mana é menor do que a do pala e do priest, mas isso não significa que ele não deve se preocupar.

Restoration Shaman/Xamã Restauração:

Resto Shammy vai focar em heals diretos e em área(curar varias pessoas ao mesmo tempo). Tudo vai depender da ocasião. Uma de suas características mais marcantes é o suporte que ele tem devido aos seus totens, que lhe garantem varios tipos de buffs e spells. É bem resistente e dá ao jogador uma jogabilidade completamente diferenciada.
Shamans podem recuperar mana atraves do talent Telluric Currents, que faz com que 40% do dano do seu lightning bolt retorne em forma de mana. Logo, sua preocupação com mana é menor do que a do pala e do priest, mas isso não significa que ele não deve se preocupar.


Agradecimentos à Sulfrom e Haammy pelos esclarecimentos sobre Resto Shaman e Holy Paladin, respectivamente.

Bom jogo!

Talent builds

Uma coisa que incentivo os players, seja novo ou não, a fazer é construir a própria talent build.

"Ah, mas não é muito mais fácil pegar um build pronta, feita por um player mais experiente?"
De certo modo, sim. Mas não é sempre que essa build vai refletir o seu estilo de jogo.
"Devo investir em dano direto? Devo melhorar meus dots(damage over time)? devo focar na diminuição do cooldown de algumas skills?" São perguntas que as respostas irão variar de player para player.

É essencial entender sua classe, antes de focar nessa build. no próprio site da World of Warcraft tem uma descrição legal de cada classe, assim você já saberá, por alto, que caminho seguir. e seria legal também dar uma olhada no post Que classe devo escolher? aqui do blog.

Encorajo sim a pegar builds prontas para leveling up. Upar um char, pra você que está começando agora, pode ser bem difícil, quando feito de maneira errônea. Mas a partir do momento que você já sabe o minimo sobre seu char, skills, e tal, já pode focar em montar sua própria build.

A build deve ser trabalhada para exatamente o que você quer. Claro, se a build se adéqua ao seu estilo de jogo, pq não usar, se você já sabe que ela é efetiva? Mas abra o olho. Se, por exemplo, essa build ignora uma spell que você usa com frequência e ache importante, modifique-a.

Não adapte seu estilo de jogo à sua build. Mas sim sua build à seu estilo de jogo.

Cya!

Pergunta: O que vc acha de um Warrior contra um Priest?

hm...bem, alem de depender dos jogadores, vai depender das specs.

essa resposta é para 1x1. arena é outra história.

um warrior dps, quando bem controlado, pode fazer um estrago terrível. contra shadow priest, por mais que o spriest seja um ótimo player, é quase impossível ele ganhar do warr. Já o holy, é bem simples derrubar. o grande vilão, hoje, é o discipline priest. Os heals super rápidos dele, alem do shield, dão muito trabalho pro warrior. mas não é impossível ganhar dele.  Warr, tanker não é muito bom em x1. Mas, dependendo do seu time de arena, o tanker pode ser bem útil.

Mas de maneira geral, tudo vai depender de você saber jogar ou não. Conhecer sua classe, suas skills, e as do inimigo, são essenciais pra garantir a vitoria.

Agradecimentos à Duraceel.

Que classe devo escolher?

Bem, neste primeiro post venho falar sobre uma duvida que a maioria dos players iniciantes têm: que classe escolher?
Então, um resumo do que cada classe pode ou não fazer, você acha em diversos sites, como, por exemplo, na pagina do próprio jogo:


Classes


Além das descrições básicas, que te dão uma leve noção do que sua classe pode ou não fazer, temos os tipos de classes: dps, tanker e healer.

Notas básicas:


Rotation: sequencia de spells
Dar wipe/ Wipar::fazer algo errado que vá comprometer sua raid.
Party: é o seu grupo.
Aggro: representa a "threat", ou seja, a ameaça que você representa para o mob. Desta forma, ele vai atacar quem tem o maior aggro, ou seja, quem representar uma maior ameaça contra ele.
Timing: o tempo certo em que deve fazer cada coisa.
Spammar: usar ou dizer algo repetitiva e incansavelmente.


DPS


DPS é a abreviação de "damage per second", que se refere ao dano por segundo que um player dá. Logo, deu nome ao tipo de classe/spec. As classes/specs dps são as que focam em ataque. O dpser será responsável, tanto em raid quanto em pvp, por "derrubar" o inimigo. Mas deixando claro, atacar freneticamente não é o certo. Há toda uma rotation que você precisa saber. não só pra maximizar seu dps nas dungeons, quanto pra não wipa-las. Já para o pvp, não existe rotation. cada um irá jogar de uma forma contra cada classe.


Tank/Tanker


O tanker é responsável por proteger a party. Ele segue na linha de frente, e deve segurar o aggro. Pois a cada ataque que você dá, o seu aggro com esse determinado mob aumenta. O tanker deve manter o aggro dele sempre maior do que os demais players. Mas a coisa não se resume a atacar e manter o aggro. Não senhor. Um bom tanker deve também conhecer os bosses e saber os timings.
"Ah, tanker só serve pra pve, não serve pra pvp." conversa fiada. Tanker é muito útil, não só em bg como também em arena. Cada time vai ter sua estrategia de jogo. Então tudo vai depender de como voce, sua classe e suas habilidades contribuiriam para seu time.



Healer


O healer é o responsável por manter o povo vivo. Seja em raid ou pvp, o healer é extremamente necessário. E ao contrario do que muitos pensam, ser healer não é simples. Essa historia de "é só usar as spells de cura e fim." não existe. O principal desafio do healer é o controle de mana. Se sua mana acaba, você e sua party morrem. Spammar spells de heal levam sua mana ao chão. Outra coisa é que o healer tem o poder de escolher quem continua vivo ou não. Em certas ocasiões o healer não da conta de curar todo o grupo, e acaba tendo que escolher a quem dará mais atenção. Então é sempre bom saber qual o papel de cada um e o quão necessários são ali.


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Mas o que vim de fato falar aqui, é que você, player novo, não escolha uma classe porque ela tem ataque mais alto ou mais defesa. Escolha a classe que achar mais divertida! sim. isso mesmo. você não leu errado! O fato é: não é pq sua classe não tem o ataque mais alto do jogo, que ela não vai ser extremamente útil e divertida de se jogar. Seja em arena, battleground, world pvp, dungeon, raid ou simplesmente leveling up. Quando você gosta da classe que joga, você  sente satisfação em treinar, saber sobre ela, como usar, e com isso, você se torna um player muito melhor. Sim. Toda classe tem seus contras - seus pontos fracos - mas isso não significa que pq uma pessoa conhece esse ponto fraco, ele vai sempre conseguir te ganhar usando ele, ou que você vai ser incapaz de completar certa raid.


A pratica leva à perfeição.


No futuro faremos posts específicos falando das classes, specs, raças, etc.


Espero que curtam e divulguem! :D


Bom jogo! :3